Para entender qual a receita ideal para um atendimento ao cliente, a Hibou apresentou um estudo sobre os brasileiros e suas percepções sobre o atendimento prestado por empresas. Entre os destaques, 6 em cada 10 dos respondentes apontam despreparo das empresas em relação ao atendimento.
Trio que dá certo: qualidade + custo benefício + atendimento
Segundo o estudo, em 2021, qualidade, custo-benefício e atendimento representavam 98%, 94,9% e 92,7%, respectivamente na escolha dos brasileiros. Em 2022, a ordem de importância da tríade se manteve a mesma, sendo que agora, a qualidade do produto/serviço apresenta relevância para 98,2% dos brasileiros; a relação custo-benefício 95,5%; e o bom atendimento 93,9%. Além destes, foram citados os seguintes pontos:
- facilidade de uso/instalação (89,9%);
- garantia (82,8%);
- e rede de assistência técnica (82,8%).
Programas de fidelização funcionam mesmo?
Nem sempre os programas de vantagens tornam os consumidores fiéis, mas do ponto de vista de 53% dos consumidores, o atendimento é o grande responsável pela fidelização. Ou seja, dá para fidelizar, mas não somente com ativações, mas aprimorando o atendimento em si.
Brasileiro não leva desaforo pra casa
Tal informação é percebida quando 53% dos brasileiros afirmam que simplesmente mudam de marca caso o atendimento não seja agradável. Enquanto mais da metade não volta após um mau atendimento:
- 47,8% contam a experiência para amigos e colegas, um impacto negativo para a reputação da marca;
- 4,8% reclamam na hora;
- 30,1% vão a outros canais da empresa expressar seu descontentamento;
- 19,4% publicam em redes sociais a experiência ruim que viveram (outro efeito negativo para um grande número de possíveis consumidores);
- Apenas 8,4% compram novamente.
Para 67,1% dos consumidores, a malcriação ou grosseria de um funcionário influenciam na relação comercial. Ainda de acordo com a equipe, para 50,1%, se o atendimento não for amigável, não tem negócio; 48,6% desistem de empresas que não possuem canais de contato eficientes.
Mas, afinal, o que é preciso para um bom atendimento?
Alguns pontos são imprescindíveis para garantir um bom atendimento ao consumidor. Entre os critérios essenciais na avaliação dos brasileiros, destaque para:
- clareza nas respostas aos questionamentos (96,8%);
- conhecimento das características do produto/serviço comercializado (96,3%);
- escuta atenta por parte dos atendentes (95,9%).
E, mesmo em tempos de compras digitais, o interesse em canais de atendimento realizado por humanos prevalece — importante para 88,6% dos brasileiros, que também buscam a diversidade destes canais de contato (71,2%). Outros pontos também são observados como critérios positivos:
- agilidade para resolver dúvidas (94,3%);
- transparência sobre vantagens e desvantagens de um produto (93,6%);
- sugestões pertinentes aos interesses do comprador (76,5%).
O que o consumidor quer é…
- 63,5% – manter um relacionamento humanizado e constante;
- 51,6% – site simples em que possa fazer todos os processos de forma online;
- 43,2% – consistência no discurso em todos os canais, sejam físicos ou digitais;
- 36,1% – histórico de relacionamento com a marca esteja acessível ao atendente;
- 34,4% – plano de benefícios atrativo;
- 32,2% – feedback da demanda retornado pelos canais oficiais da marca;
- 17,1% – resposta aos comentários nos perfis de redes sociais institucionais.
Fonte: https://www.lehibou.com.br/wp-content/uploads/2022/08/22HB_TND01.pdf