Marketplace é um modelo de negócio de maior sucesso atualmente. Resumidamente, marketplace é um canal voltado para a compra e venda de produtos. Um site onde lojistas encontram um público mais amplo para o seu negócio e diversas oportunidades para começar a vender online e até para aumentar suas vendas pela internet.
Não é por acaso que gigantes do comércio eletrônico se tornaram plataformas de marketplace e hoje dominam as vendas na internet. E você, se não quiser perder mais vendas, precisa conhecer melhor esse modelo e as principais plataformas em que a sua loja pode vender.
O que é Marketplace?
Marketplace é um tipo de plataforma de e-commerce que reúne vários lojistas em um mesmo ambiente de vendas. Pode ser um site da web ou um aplicativo mobile, que funcionam como um shopping virtual: em um só lugar, os usuários podem pesquisar e comprar produtos de diferentes lojas.
Os vendedores podem criar a sua loja nos marketplaces e aumentar suas vendas, já que conseguem ampliar o público de potenciais clientes. Em troca desse espaço para vendas, as plataformas costumam cobrar taxas e comissões sobre os pedidos. Dessa maneira, todos os envolvidos saem ganhando.
Esse modelo de vendas na internet é usado por gigantes do e-commerce, como Amazon, AliExpress, Mercado Livre, Americanas e Magazine Luiza, que podem ser novos canais de vendas dos seus produtos. Grande parte das vendas pela internet passa por essas plataformas (mais adiante você vai ver alguns dados que mostram isso).
Diferença entre Marketplace, Loja Virtual e E-commerce
Marketplace, loja virtual e e-commerce são conceitos do universo do comércio eletrônico. Embora tenham significados diferentes, muitas vezes eles são usados como sinônimos.
E-commerce é todo tipo de comércio eletrônico, que acontece à distância, por meio de dispositivos conectados. Dentro do e-commerce, existem diversos canais de vendas, entre eles as lojas virtuais, os aplicativos, as redes sociais e os próprios marketplaces.
Como você já deve ter ouvido por aí, o Marketplace é como se fosse um shopping online, onde você “aluga” seu espaço naquele grande centro de compras. Enquanto a loja virtual é um canal de vendas de um único lojista, no marketplace existe uma infinidade de vendedores oferecendo seus produtos no mesmo ambiente.
Os marketplaces geralmente cobram uma porcentagem em cima das vendas feitas na plataforma, uma vez que os marketplaces já oferecem uma infraestrutura de marketing que garante uma alta visibilidade da plataforma. Já na loja virtual, o vendedor cria a sua própria loja e pode administrar como bem entender, trabalhar a sua identidade visual, organizar suas vitrines e inserir seus produtos.
Mas nada impede de criar uma loja virtual e também vender seus produtos em marketplaces, sabia?
Aliás, existem ferramentas nas plataformas de e-commerce que facilitam essa integração entre os canais. Assim, você pode alcançar mais pessoas e conquistar mais vendas.
Compreendeu a diferença? Existem vantagens e desvantagens tanto nos marketplaces quanto nas lojas virtuais. Então, é preciso avaliar quais canais de vendas são mais relevantes para o seu negócio. No próximo post, veja Como funciona um Marketplace.